fbpx

A incerteza continua em 2021: veja como agir

/, Liderança/A incerteza continua em 2021: veja como agir

A incerteza continua em 2021: veja como agir

2020 passou e nos deixou como aprendizado se adaptar a constantes mudanças. A pandemia transformou os modelos de negócio e, principalmente, exigiu muito das lideranças. Nada disso mudou em 2021, que chegou e nos mostrou que a incerteza continua, ainda mais forte do que nunca!

Temos um spoiler pra vocês: a mudança vai nos acompanhar para sempre, não apenas neste ano. Então, as lideranças terão uma única constante: adaptar-se em 2021 e aos seguintes. Não existe uma receita mágica para os próximos dias, mas nós da PrimeSail aprofundamos mais o tema e elencamos quatro elementos necessários para agir e navegar neste mar de incertezas de 2021. Veja a seguir!

 

Normalizando a mudança

Nem sempre teremos a resposta para tudo e está tudo bem, mas normalizar a mudança é essencial, sendo um um comportamento exigido das lideranças em 2021. Fisiologicamente o ser humano não lida bem com um cenário de incertezas. Então, tornar a mudança algo comum significa retirar a ansiedade da equação.

Uma forma simples de ajudar no processo de normalização é abrir a discussão desse assunto com o time. E trazer a própria experiência pessoal de como a incerteza afeta o seu dia a dia enquanto líder. 

 

Leitura do cenário

Todos os líderes devem ter uma capacidade de leitura do cenário. Para algumas lideranças, isso é um desafio e tanto, já que elas normalmente têm o perfil mais operacional e menos estratégico. Além disso, é comum as lideranças não terem por hábito fazer leituras de cenários e considerarem que isso é uma tarefa da alta gestão. Mudar esse paradigma é importante para que o líder não seja exclusivamente reativo e vire um bombeiro, apenas apagando incêndios.

Dedicar um tempo na agenda para organizar os pensamentos, tirar o foco da operação e fazer as conexões necessárias são ações simples e efetivas na busca por uma visão mais estratégica.

 

2021 exige transparência

Mesmo que para alguns, o momento não seja tão bom e seja recheado de desafios, o ano de 2021 exige transparência das lideranças. Essa é a palavra de ordem em um momento tão volátil. Dourar a pílula não é uma opção. É preciso ser transparente e mostrar resolução produtiva (indicar caminhos para sair desse momento negativo).

Inclusive esse tipo de comportamento afeta diretamente o engajamento das equipes. Portanto, se engajamento é um desafio atual, o líder deve começar com ações simples. Explicando em outras palavras, o verdadeiro contexto é dar voz para as pessoas nesse processo. Essas são formas efetivas de manter as pessoas valorizadas e engajadas.

 

Um possível caminho

Você já sabe que a incerteza continua em 2021, mas como reagir à incerteza? Um ponto fundamental para períodos de incerteza e para reforçar o engajamento é criar ciclos mais curtos com checkpoints intermediários. Ou, então, sessões que possibilitem a reflexão de todos os conquistas, erros e aprendizados no período. Esse tipo de ação facilita a compreensão e a sensação de progresso e retira um pouco da ansiedade natural de lidar com a incerteza.

 

 

Se você tem interesse em saber mais sobre comportamentos das lideranças nos dias de hoje, baixe agora mesmo o nosso e-book  Padrões de liderança na incerteza. Se você tem interesse em desenvolver seu time e conhecer a PrimeSail, entre em contato conosco.

De |2021-03-18T17:11:23+00:00março 18th, 2021|Categorias: Conteúdos, Liderança|Tags: , , |0 Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.