fbpx

Comportamento – a ferramenta mais poderosa para gestão de pessoas

“Pessoas são contratadas pelo seu
conhecimento técnico e
demitidas pelo seu comportamento”.

No mundo da gestão de recursos humanos, essa é uma máxima antiga. Mesmo assim, acreditamos muito na ideia por trás deste pensamento em que o comportamento é a ferramenta mais poderosa que uma empresa pode ter. Conforme o crescimento da nossa empresa nos últimos anos, decidimos colocar esta ideia a prova.

O impacto das experiências com o esporte para o comportamento pessoal e profissional

Em paralelo às minhas funções na PrimeSail, sempre me mantive ativo como treinador profissional de Vela. Entre os diversos atletas que treinei em equipes do RS, SC, SP, RJ, BA e seleções brasileiras, tive a oportunidade de desenvolver muitos velejadores talentosos e conquistar títulos de relevância mundial.

Entre os tantos talentos com os quais pude trabalhar, um atleta se destacou. Não pelo seu talento em si, mas pela sua atitude. Um “guri” – como dizemos no sul -, que por vezes cheguei a usar como exemplo em palestras dada sua capacidade de resiliência, colaboração efetiva e – principalmente – foco em obter resultados. Uma busca constante por chegar mais longe.

Em dezembro, precisávamos contratar quatro novas pessoas para cargos na área comercial. Decidi, então, convidar o Tiago para participar do processo seletivo de uma das vagas. Mesmo que nenhuma delas fosse para perfis de estágio ou “júnior”. Ele estava com 18 anos recém completos. E, também, no primeiro semestre da faculdade e zero experiência no mundo corporativo – muito menos em vendas. Naturalmente, outros candidatos apresentaram muito mais conhecimentos técnicos. A ponto, inclusive, de me fazer “balançar”. Contudo, decidimos confiar na crença de que comportamento é fator chave para o sucesso.

Assim, contratamos o Tiago em janeiro deste ano juntamente com outras três pessoas. Estas com boas experiências em empresas e áreas comerciais.

O comportamento como facilitador no aprendizado de conhecimentos técnicos

De início, a falta de conhecimento técnico do Tiago naturalmente se mostrou um grande desafio. Foi necessária uma dedicação muito maior da minha parte para ensinar os conceitos, processos e ferramentas para exercer a função comercial. Desde simples e-mails a speeches mais complexos de apresentação.

Após quatro meses na função, o Tiago se tornou um dos colaboradores com a melhor performance do time. E também passou a exercer uma função essencial de liderança pelo exemplo.

Lapidado pelos valores e atitudes presentes na prática da vela, ele influencia o resto do time através da sua maneira de encarar desafios inerentes a qualquer negócio. Com uma ampla capacidade de trabalhar em equipe, superar desafios e atingir metas – soft skills buscadas pelas maiores empresas do mundo para composição de times de alta performance – ele segue crescendo e se desenvolvendo para chegar cada vez mais longe.

As lições do mundo náutico para o ambiente corporativo

Na PrimeSail, acreditamos (cada vez mais) que somente as pessoas podem levar os negócios mais longe. Através das atitudes e valores presentes no mundo náutico, desenvolvemos uma metodologia que utiliza o velejar como ferramenta de aprendizado para desenvolver equipes e lideranças a atingir alta performance. Ajudando, assim, times, negócios e indivíduos a otimizar sua performance e atingir resultados de maneira muito mais consistente.

Para saber mais, envie um e-mail para abordo@primesail.com.br

De |2019-10-29T10:50:00+00:00maio 16th, 2019|Categorias: Liderança|Tags: |0 Comentários

Deixe um Comentário