fbpx

O que são os “Marcos de Transição”?

/, Metodologia, RH Estratégico/O que são os “Marcos de Transição”?

O que são os “Marcos de Transição”?

  • View Larger Image
    André Flores é facilitador e consultor na PrimeSail. Publicitário de formação e Pós-Graduado em Ciências do Consumo pela ESPM-SUL com especialização em Liderança para Crescimento e Mudança na Columbia University (EUA).

Todo começo ou final de ciclo é um momento muito importante e simbólico para um time. E esses eventos (os Marcos de Transição) podem ter diferentes formatos:

  • o ano que se termina ou se começa
  • a troca de uma liderança a frente de um time
  • o encerramento ou início de um projeto
  • a celebração por uma meta atingida
  • a formação de uma nova equipe
  • entre outros…

Esse tipo de momento é o espaço ideal (e muitas vezes necessário) para se criar marcos que simbolizem essa transição e assim ajudem as pessoas a passarem de um momento para o outro. Chamamos esses momentos de Marcos de Transição.

 

Muito além da festa de fim de ano

Nos meses de novembro a março as empresas costumam vivenciar um grande “boom” deste tipo de ação, tanto pelo final de um ano difícil, quanto pelo início de um novo ciclo. Os eventos de Marco de Transição que teremos agora tendem a ser muito significativos. Os times e empresas querem de certa forma encerrar de vez 2020, um ano recheado de desafios, e abrir 2021 com mais leveza e horizontes mais promissores.

Esse tipo de evento é especial por uma série de razões, mas principalmente porque é uma das únicas oportunidades (não deveria ser, mas a agenda corrida faz com que seja) de unir o time todo fora do ambiente de trabalho para uma construção mais aberta e menos carregada.

Porém, um evento tão único e simbólico e que reúne as condições ideais de temperatura e pressão acaba sendo subutilizado. E a grande maioria dos times negligencia a totalidade dos benefícios, construindo sessões incompletas e que acabam trazendo muito menos benefícios do que poderiam.

Um dos benefícios mais buscados nessas sessões é a celebração e reconhecimento do time. Apesar de ser essencial, a confraternização não é o único ganho deste tipo de momento.

 

As 5 facetas dos Marcos de Transição

Aqui na PrimeSail trabalhamos os Marcos de transição através das outras 5 facetas que podem (e devem) compor esses momentos.

Aproximar as pessoas

As atividades corriqueiras de final de ano ajudem naturalmente a construção dos laços de confiança. Mas é inegável que a grande maioria das sessões não se preocupa em fazer isso da melhor maneira possível. Confiança mútua é fundamental para qualquer time de alta performance. E quando compartilhada por todos ela evolui para a noção de Segurança Psicológica, elemento chave para a inovação e alto desempenho. Toda sessão de Marcos de Transição pode ser uma grande oportunidade de trabalhar a franqueza e a vulnerabilidade dos times

Reconhecer aprendizados

“Experiência não é o que acontece com uma pessoa, mas sim o que ela faz com o que lhe acontece”. Todo ciclo é carregado de experiências que possibilitam aprendizados essenciais – especialmente os ciclos em que os resultados não foram atingidos. O reconhecimento e ressignificação dessas experiências é o que vai transformá-las em verdadeiros aprendizados. Sem isso, desperdiçamos uma oportunidade riquíssima de desenvolvimento, que pode cobrar seu preço quando enfrentarmos as mesmas dificuldades novamente. Harvard inclusive mostrou que a grande diferença entre a sensação de um dia bom e de um dia ruim é o progresso – e que isso afeta diretamente a motivação e engajamento. Portanto é indispensável que paremos para refletir não apenas sobre as nossas maiores conquistas, mas também sobre todos os aprendizados e desafios que tivemos ao longo do ciclo.

Alinhar novos horizontes

Em momentos de transição temos uma grande oportunidade de definir os novos horizontes. Reconectando o time com os objetivos da empresa, do departamento e quebrando esses objetivos em impactos individuais. Esse tipo de processo impacta tanto o engajamento do time, quanto o poder de tomada de decisão, além de dar maior coesão e senso comum de propósito para a equipe. É uma grande oportunidade também de não apenas focar nos objetivos do time e da empresa como um todo. Mas também entender (e ajudar a criar) os objetivos mais individuais de cada membro do time fazendo ligação com o todo.

Adaptar e fazer ajustes

Um dos grandes ganhos dessas sessões é explorar também o potencial de crescimento dos times. Questionar de forma coletiva quais são as habilidades necessárias diante dos novos desafios cria um senso de alinhamento. Buscar as formas de desenvolver as habilidades que ainda não estão sedimentadas promove uma sessão de autoconhecimento e estimula a busca e o compartilhamento do conhecimento. Aqui na PrimeSail sempre mencionamos que “O que nos trouxe até aqui nem sempre é o que nos leva até lá”. A frase é um tanto quanto enigmática mas mostra que o nosso conjunto de habilidades está em constante transformação. E usar as sessões de marcos de transição para ajustar a caixa de ferramentas de cada um é essencial.

Fortalecer a cultura

Momentos de transição são naturalmente recheados em simbologia. Mas sempre podemos ir além, trabalhando e reforçando os valores do time e criando ou reforçando símbolos. A criação de símbolos é um elemento tangibilizador da cultura de um time e normalmente com efeitos muito positivos. Sessões como essas são oportunidades únicas de definir os valores do time e introduzir novos símbolos que auxiliem essa conexão.  Na Amazon, por exemplo, é famosa a história de que nas novas unidades as primeiras mesas de escritório são na verdade portas de madeira sobre cavaletes. Isso tem um poder simbólico de relembrar as pessoas da origem da empresa, e também de reforçar a preocupação com custos “desnecessários”.

 

LEMBRETE EXTRA

Todos esses eventos normalmente tem caráter anual. Mas não existe 1 dia de glória que sobreviva 364 dias de miséria. É muito importante criar espaços ao longo do ano para manter e relembrar tudo que foi construído durante o Marco de Transição. Dando mais força e peso para o dia-a-dia. 

E conte conosco para implementar um método estruturado de Gestão de Equipes & Liderança para manter o engajamento, produtividade e colaboração vivos durante todo o ano.

Quer saber mais sobre como:

  • ampliar os laços de confiança
  • celebrar os aprendizados
  • alinhar novos horizontes
  • fazer os ajustes necessários
  • e fortalecer a cultura?

Inscreva-se na nossa aula online e gratuita sobre Marcos de Transição. Dia 15/dezembro, às 19h. 

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.