fbpx

Entenda a metodologia da PrimeSail e suas aplicações

Para nós, é cada vez mais claro que aprendizagem e desenvolvimento precisam muito mais do que conteúdo para acontecerem. E com essa conviccção em mente, desenvolvemos a metodologia PrimeSail para nossos treinamentos.

Em se tratando de atitudes e comportamentos, times e líderes precisam ser inspirados, motivados e engajados para conseguirem melhorar suas formas de funcionamento.  Ainda, precisam de referências práticas que conversem diretamente com sua realidade, facilitando com que os aprendizados e insights resultem em contribuições reais no seu ambiente de trabalho. Por isso, a nossa metodologia é composta por três elementos, cada um com um objetivo específico.

  • experiências de aprendizagem: inspirar e engajar as pessoas no tema
  • conteúdos e ferramentas: aprofundar os conceitos e orientar a forma de agir
  • método de facilitação: adequar a realidade do grupo e garantir aplicabilidade

A cada atividade, personalizamos o “peso” de cada elemento da metodologia, adequando-os às necessidades do grupo. Garantindo, assim, treinamentos eficazes – que geram resultados para o negócio.

:: Quer receber uma proposta de um de nossos treinamentos? Solicite aqui.

Para facilitar o entendimento de como nossa metodologia é aplicada, selecionamos as perguntas mais frequentes para que você tenha ainda mais clareza sobre como levar ela para o contexto da sua empresa.

O que será aprendido a partir dessa metodologia?

Nosso principal objetivo é melhorar a performance de times e líderes nos seus desafios.  Ajudando, assim, empresas a obter maior eficiência e resultado através do trabalho em equipe e liderança.

Contudo, dentro desses temas, temos inúmeras abordagens possíveis. Cada treinamento é personalizado de acordo com a demanda do cliente. Dessa forma, os elementos da nossa metodologia são desenhados de forma customizada. Desde o treinamento experiencial da velejada às dinâmicas da facilitação de grupo, bem como os conteúdos que serão compartilhados.

Esse desenho é feito a partir do perfil do público participante, cultura e segmento de atuação da empresa e também outras ações de treinamento & desenvolvimentos já executadas ou previstas com o público interno em questão. Todos esses fatores influenciam no planejamento de cada atividade.

Quais conteúdos são abordados?

Nossos principais conteúdos podem ser divididos em duas grandes premissas: O Mindset dos Navegadores e conteúdos sobre times e liderança que são adaptados a cada demanda. 

O Mindset dos Navegadores é um conteúdo próprio desenvolvido a partir da filosofia de trabalho em equipe e liderança do mundo náutico. Ele permeia todos os temas que nossa metodologia aborda e portanto se aplica para todos treinamentos. Se resume em um modelo mental, que tangibiliza a maneira que tripulações e capitães lidam com fatores como: desafios de trabalho em equipe e cooperação intensos. Dificuldade de liderar e tomar decisões em ambientes complexos. E navegar em meio a cenários incertos e desafiadores de forma geral. Isso tudo traduzido e aplicado para uma lógica corporativa.

:: Veja mais sobre o mindset aqui

Já os outros conteúdos são explorados dependendo do foco de cada atividade. Variam entre teorias sobre maturidade de times, fases de desenvolvimento, cases de gestão e cultura variados, pesquisas científicas, entre outros. 

Qual a relação da vela e do mundo náutico com a metodologia PrimeSail?

Essa relação está diretamente ligada ao Mindset dos Navegadores, citado acima. Utilizamos a vela como inspiração por ser uma analogia muito completa ao ambiente corporativo. E, principalmente, por proporcionar lições de como times e líderes podem ser bem sucedidos enfrentando cenários desafiadores, sujeitos a variáveis que não podem controlar e em uma busca constante por chegar mais longe.

O trabalho em equipe e a liderança a bordo são absolutamente essenciais para o bom desempenho da navegada. E suas lições são ao mesmo tempo muito inspiradoras e relevantes para o público corporativo. 

Além da referência em termos de filosofia e lições, o mundo náutico também permite experiências únicas de aprendizagem, com alto grau de relevância das analogias e extraordinário engajamento dos participantes, por se tratar ao mesmo tempo de uma experiência prazerosa, incomum e inspiradora.

Como é a facilitação?

Aplicamos uma metodologia de aprendizagem e desenvolvimento que coloca os participantes como protagonistas do processo. Temos no facilitador a figura de um profissional que conduz e sustenta o processo de aprendizagem através de reflexões e discussões que aprofundem os conceitos. Além de gerar novas percepções e ações aplicáveis à realidade de cada grupo.

Nossos treinamentos são compostos por três etapas: abertura, velejada e processamento. A abordagem de cada etapa varia de acordo com o objetivo do treinamento, perfil dos participantes e tamanho do grupo.

Quais os formatos de treinamento em que a metodologia PrimeSail pode ser aplicada?

Os mais comuns são treinamentos experienciais a bordo do veleiro, que têm cerca de 4h a 12h de duração. Além desses, workshops indoor com até 4h de duração e palestras de até 1h de duração são bastante procurados como alternativas.

Contudo, todos os formatos são personalizáveis de acordo com a demanda e restrições de cada cliente.

A quem ela se destina?

Com a nossa premissa de personalização máxima, a metodologia se adapta a qualquer perfil de público interno. É mais comum recebermos grupos de liderança – de média a sênior – mas já realizamos diversas atividades com empresas inteiras, juntando todos níveis hierárquicos em um mesmo trabalho. Tudo vai depender do objetivo de cada treinamento!

Quais demandas corporativas a metodologia PrimeSail atende?

Basicamente, qualquer demanda relacionada a fortalecer times ou líderes. Os briefings mais comuns que recebemos são para módulos de desenvolvimento de liderança, atividades de team building e integrações ou confraternizações. Mas também atendemos demandas ligadas à inovação, cultura e engajamento interno, entre outros temas.

Há algum limite de público?

Cada operação possui um limite diferente de grupo. Mas em todas elas podemos atender grupos de até 250 pessoas, dependendo do formato da atividade.

:: Com esses pontos esclarecidos, basta entrar em contato conosco e entender quais personalizações dos treinamentos fazem mais sentido para o desafio da sua empresa ou time. Entre em contato conosco aqui.

Deixe um Comentário