fbpx

Team Building: o que é e qual a sua importância para o RH?

É fundamental que empresas invistam no fortalecimento de equipes. Tanto para alcançar maior produtividade e entrega de resultados, quanto para desenvolver seus colaboradores. Em especial, em cenários e mercados competitivos. E o team building vai ao encontro dessa necessidade. 

Por muito tempo, gestores investiram grande parte de seus orçamento no desenvolvimento técnico das equipes. Utilizando de metodologias, principalmente expositivas (aulas, palestras e cursos), para apresentar e aperfeiçoar habilidades técnicas. Entre elas conhecimentos em informática, utilização de ferramentas e técnicas de vendas.

Por outro lado, existe o team building. Um conjunto de ferramentas e metodologias para desenvolver equipes de melhor desempenho. Reduzindo, assim, o atrito entre funções e pessoas a partir do desenvolvimento das relações interpessoais. Além de potencializar as chances de melhores resultados.

“Empresas são formadas por pessoas. Qualquer mercado, modelo de gestão ou formação; pessoas são a base para uma empresa chegar mais longe.”

(Cássio Lutz, fundador da PrimeSail)

Neste breve artigo, iremos dissertar sobre o team building. Que, como o nome sugere, apoia setores de RH e gestores a desenvolver equipes. Confira abaixo seus conceitos básicos, benefícios na prática e como a PrimeSail constrói equipes de alta performance com base em lições do mundo náutico.

O que é Team Building?

Team Building – do inglês, construção de equipes – é um formato de treinamento. Diferente dos modelos práticos de aperfeiçoamento técnico, estes treinamentos focam no desenvolvimento de relacionamento interpessoal. Tais como confiança, amizade, colaboração e responsabilidade.

Como sugerido anteriormente, Team Building é um conjunto de ferramentas de alto impacto. Ele é utilizado pelos setores de Recursos Humanos e também por gestores de diferentes áreas. Seu objetivo é desenvolver a sensação de pertencimento dos membros na equipe.

Ele geralmente realizado em atividades dinâmicas fora da empresa (offsite) ao ar livre. Mesmo que também possa ser promovido na sede da empresa. Ainda, ele costuma se basear em uma atividade que seja desafiadora, envolvente e impactante aos participantes. Treinando, dessa forma, os participantes a atuarem como equipe mesmo fora do ambiente de trabalho.

 

Benefícios do Team Building

Antes de abordar os benefícios do team building nas empresas, vale a ressalva de que o desenvolvimento de times é um processo que deve ser reforçado constantemente para atingir a performance ideal. O modelo Walnut exemplifica muito bem o desenvolvimento equipes em relação a performance.

Modelo Walnut de Conteúdo por Processo

Leia mais neste artigo.

 

Benefício 1 – Motivação e Engajamento

Empresas são feitas por pessoas. Pessoas, por sua vez, estão sujeitas a fatores como desmotivação, cansaço e insegurança que afligem drasticamente sua performance e – como consequência – os resultados da empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Gallup, funcionários com conexões sociais fortes no ambiente de trabalho tendem a ser mais engajados em suas funções e gerar resultados melhores, além de serem menos propensos a doenças e acidentes no trabalho. Os treinamentos de team building são soluções impactantes para a geração de vínculos fortes entre os membros de equipes.

Compartilhar experiências como time é essencial para gerar engajamento de maneira orgânica e eficiente. Os treinamentos de team building são capazes de gerar laços fortes e troca de informações necessárias para desenvolver um clima organizacional mais saudável. E que – independente da fase em que o colaborador se encontra – mantenha a performance de atuação no dia a dia.

 

Benefício 2 – Melhoria da Comunicação

Comunicação é um pilar essencial das metodologias de gerenciamento de projetos como Agile, Scrum e Sigma. Por isso, desenvolver um ambiente de fácil troca de informações é extremamente necessário para atingir a performance ideal como equipe.

Atividades de team building são um ótimo instrumento para desenvolver ambientes propícios para esta troca. Por um lado, desenvolvendo soft skills de liderança, oratória e adaptação; ao mesmo tempo que impulsiona a confiança da equipe em se expor frente ao outro.

 

Benefício 3 – Performance e Estabilidade

Um dos principais desafios que enfrentamos quando recebemos um pedido de team building é de melhorar a comunicação e engajamento do time. Não é uma coincidência que gestores de RH das principais empresas do país busquem soluções para esses dois problemas dentro de suas principais equipes.

Times que trabalham com motivação e boa comunicação conseguem manter a performance e alcançar resultados cada vez maiores. Superando, inclusive, metas arrojadas de semestre com naturalidade sem sofrer os males da pressão e da cobrança.

“Não importa o quão brilhante é a sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você irá sempre perder para uma equipe” 

(Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn)

Team Building na Prática

A PrimeSail realiza treinamentos de team building que desenvolvem uma nova maneira de pensar o dia a dia dos participantes. Com base em lições presentes em tripulações de alto desempenho, criamos o Mindset dos Navegadores.

Um conteúdo exclusivo que envolve os participantes e incentiva a colaboração, comunicação e resultados a partir da análise de suas próprias decisões, frameworks e experiências impactantes.

Atividade de Team BuildingAtividade de Team Building

Entre em contato conosco para saber mais. Clique aqui!

De |2019-10-29T15:13:50+00:00janeiro 5th, 2019|Categorias: Team Building|Tags: |0 Comentários

Deixe um Comentário