fbpx

Team Building: o que é e qual a sua importância para o RH?

Em mercados competitivos como os de hoje, torna-se fundamental o investimento – por parte das empresas – no fortalecimento de equipes para alcançar a maior produtividade e entrega de resultados. 

Por muito tempo, gestores de grandes empresas investiram grande parte de seus orçamento no desenvolvimento técnico de seus colaboradores e funcionários. Utilizando de metodologias, principalmente expositivas (aulas, palestras e cursos), para apresentar e aperfeiçoar habilidades técnicas, como: conhecimentos em informática, utilização de ferramentas e técnicas de vendas.

Por outro lado, existe o team building. Um conjunto de ferramentas e metodologias para desenvolver equipes de melhor desempenho mais resultados reduzindo o atrito entre funções dentro de um time a partir do desenvolvimento das relações interpessoais.

“Empresas são formadas por pessoas. Qualquer mercado, modelo de gestão ou formação; pessoas são a base para uma empresa chegar mais longe.”

(Cássio Lutz, fundador da PrimeSail)

Neste breve artigo, iremos dissertar sobre o Team Building, uma ferramenta a disposição dos setores de RH para – como o nome sugere – desenvolver equipes. Abordando seus conceitos básicos, benefícios na prática e como a PrimeSail constrói equipes de alta performance com base em lições do mundo náutico.

O que é Team Building?

Team Building – do inglês, construção de equipes – é um formato de treinamento. Diferente dos modelos práticos de aperfeiçoamento técnico, estes treinamentos focam no desenvolvimento de relacionamento interpessoal, como: confiança, amizade, colaboração e responsabilidade.

Como sugerido anteriormente, Team Building é um conjunto de ferramentas de alto impacto utilizada pelos setores de Recursos Humanos para desenvolver a sensação de pertencimento dos membros na equipe.

Geralmente realizado em atividades dinâmicas fora da empresa (offsite) ao ar livre. Uma atividade que seja desafiadora, envolvente e impactante aos participantes. Treinando os participantes a atuarem como equipe mesmo fora do ambiente de trabalho.

 

Benefícios do Team Building

Antes de abordar os benefícios do team building nas empresas, vale a ressalva de que o desenvolvimento de times é um processo que deve ser reforçado constantemente para atingir a performance ideal. O modelo Walnut exemplifica muito bem o desenvolvimento equipes em relação a performance.

Modelo Walnut de Conteúdo por Processo

Leia mais neste artigo.

 

Benefício 1 – Motivação e Engajamento

Empresas são feitas por pessoas. Pessoas, por sua vez, estão sujeitas a fatores como desmotivação, cansaço e insegurança que afligem drasticamente sua performance e – como consequência – os resultados da empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Gallup, funcionários com conexões sociais fortes no ambiente de trabalho tendem a ser mais engajados em suas funções e gerar resultados melhores, além de serem menos propensos a doenças e acidentes no trabalho. Os treinamentos de team building são soluções impactantes para a geração de vínculos fortes entre os membros de equipes.

Compartilhar experiências como time é essencial para gerar engajamento de maneira orgânica e eficiente. Os treinamentos de team building são capazes de gerar laços fortes e troca de informações necessárias para desenvolver um clima organizacional mais saudável e que – independente da fase em que o colaborador se encontra – mantenha a performance de atuação no dia a dia.

 

Benefício 2 – Melhoria da Comunicação

Comunicação é um pilar essencial das metodologias de gerenciamento de projetos como Agile, Scrum e Sigma. Por isso, desenvolver um ambiente de fácil troca de informações é extremamente necessário para atingir a performance ideal como equipe.

Atividades de team building são um ótimo instrumento para desenvolver ambientes propícios para esta troca. Por um lado, desenvolvendo soft skills de liderança, oratória e adaptação; ao mesmo tempo que impulsiona a confiança da equipe em se expor frente ao outro.

 

Benefício 3 – Performance e Estabilidade

Um dos principais desafios que enfrentamos quando recebemos um pedido de team building é de melhorar a comunicação e engajamento do time. Não é uma coincidência que gestores de RH das principais empresas do país buscarem soluções para estes dois problemas dentro de suas principais equipes.

Times que trabalham com motivação e boa comunicação conseguem manter a performance e alcançar resultados cada vez maiores. Superando, inclusive, metas arrojadas de semestre com naturalidade sem sofrer os males da pressão e da cobrança.

“Não importa o quão brilhante é a sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você irá sempre perder para uma equipe” 

(Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn)

Team Building na Prática

A PrimeSail realiza treinamentos de team building que desenvolvem uma nova maneira de pensar o dia a dia dos participantes. Com base em lições presentes em tripulações de alto desempenho, criamos o Mindset dos Navegadores.

Um conteúdo exclusivo que envolve os participantes e incentiva a colaboração, comunicação e resultados a partir da análise de suas próprias decisões, frameworks e experiências impactantes.

Atividade de Team BuildingAtividade de Team Building

Entre em contato conosco para saber mais. Clique aqui!

De |2019-07-04T17:16:09+00:00janeiro 5th, 2019|Categorias: Team Building|Tags: |0 Comentários

Deixe um Comentário