fbpx

O time mais importante de qualquer empresa

O time mais importante de qualquer empresa

O trabalho em equipe e a colaboração são fatores fundamentais para qualquer negócio e isso é chover no molhado. Porém existe um tipo de equipe dentro da empresa em que isso se torna ainda mais crucial: as equipes de líderes. 

 

O foco no líder ao invés de na liderança

É muito comum que os programas e ações de desenvolvimento foquem nos líderes enquanto indivíduos, em capacitá-los em relação a determinadas competências e preparar para individualmente performarem melhor frente a seus times. Mas esse foco individual traz algumas armadilhas que exigem cuidado.

 

O primeiro é o fato de que a liderança, mais do que uma competência, é um processo, uma relação, que inclui também os pares. Principalmente em grandes organizações, a liderança não está no cargo que se ocupa mas sim na relação e influência mútua com liderados e pares. E para ser desenvolvida, passa por essa interação enquanto time.

 

E o segundo é que a aprendizagem também é um processo coletivo, tanto quanto individual. Portanto uma relação de maior confiança e abertura entre os pares potencializa o processo de aprendizagem. Aqui na PrimeSail, sempre começamos qualquer programa de desenvolvimento com líderes focando justamente neles enquanto time mais do que como indivíduos. Isso potencializa enormemente o engajamento dos mesmos e a eficácia das ações de aprendizagem que compõe o programa.

 

A raiz dos problemas (e das soluções)

Mas mais do que isso, o time de líderes atuando como uma equipe de verdade traz algumas vantagens competitivas essenciais para a empresa. Muitos dos principais problemas que encontramos em grandes (e as vezes nem tão grandes) organizações estão enraizados no desalinhamento dos líderes, na falta de troca de informação, de boas práticas, de tomadas de decisão e critérios diferentes, etc… 

 

Em um dos nossos clientes, o resultado do trabalho foi uma “sala de guerra”,  onde periodicamente um dos líderes traz para a mesa um desafio que está vivendo para que os outros deem inputs e sugestões. Essa ação não só acelerou drasticamente a curva de aprendizagem e desenvolvimento de cada líder, como poupou a empresa de dedicar energia, tempo e recursos em problemas que puderam ser resolvidos antes de ocorrerem. Além de ser uma prática interna que mantém um nível de troca e colaboração constante entre os líderes, o que é naturalmente cascateado para os times e áreas, que passam a ter maior interação também nos níveis hierárquicos mais baixos.

 

Os desafios nessa construção

Desenvolver as relações de confiança, a capacidade de colaboração e o alinhamento entre os líderes para que possam atuar como um time coeso traz alguns desafios. É comum que esses grupos possuam disputas de ego e poder que levam a uma competição, muitas vezes velada e silenciosa. Também é comum que sejam pessoas com pouca necessidade de interação no dia a dia, resultado de um desenho organizacional com áreas ou departamentos bem divididos e que passam a noção de uma falsa independência um do outro. E além disso, também é comum que essas pessoas estejam separadas fisicamente em andares, sedes ou até mesmo regiões diferentes. 

As áreas de gestão de pessoas, que tanto batalham para construir essa coesão de time nos seus coordenadores, gerentes e diretores, precisam propor ações que aproximem essas pessoas e que foquem exatamente nesses desafios. Em construir relações de confiança e evidenciar as oportunidades de ganhos mútuos que existem para todos ao operarem de forma mais colaborativa. E estar abertos a reverem políticas internas que eventualmente estejam desincentivando esse comportamento por parte dos líderes.

 

Resumo – a importância de um time de líderes coeso

  • desdobra (ou impede) a colaboração para o resto da empresa
  • maior inovação e agilidade multidisciplinar
  • potencializa processo aprendizagem/desenvolvimento dos líderes
  • trocas de boas práticas poupa dinheiro e tempo da empresa
  • alinhamento de ações e convergência para o resultado macro
  • multiplica a cultura e ajuda a reter talento
  • minimiza a competição entre áreas

 

A gente te ajuda nisso!

E conte conosco para te ajudar nesses desafios. Já desenvolvemos mais de 8 mil líderes para atuarem de forma mais colaborativa em algumas das maiores empresas da América Latina. E os momentos de final e começo de ano normalmente são ótimas oportunidades para focar no alinhamento e fortalecimento do time de líderes, juntamente com a revisão e definição do planejamento do ano. 

Clique aqui e conheça nosso método para fortalecer o seu time de líderes e todo nosso portfólio de treinamentos digitais e presenciais e a gente marca uma conversa para falar sobre o seu desafio.

De |2020-10-28T11:14:14+00:00outubro 28th, 2020|Categorias: Conteúdos, Liderança, Não categorizado|0 Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.