fbpx

Como realizamos nosso planejamento semestral

Entramos em junho com um objetivo muito desafiador proposto pelos sócios da PrimeSail: definir qual o nosso destino até 2022 e desenvolver um plano semestral que nos leve até lá.

Já desenvolvemos diversos materiais sobre como realizar reuniões eficientes, impulsionar a performance do time através da comunicação e como desenvolver equipes fortes lidar com o incontrolável. Desenvolvo este conteúdo complementar para demonstrar como aplicamos estes conceitos e premissas no time interno para elaborar um planejamento que todos os membros do time se identifiquem e sintam tesão em alcançar as metas propostas!

1ª Etapa – Alinhamento do time

Antes de realizar qualquer resultado ou expor qualquer métrica, focamos no time e na integração de todos os setores: comercial, consultores técnicos, administrativo, marketing e facilitadores. O primeiro encontro ocorreu no Clube Veleiros do Sul, onde participamos da Regata de Aniversário do Clube Guaíba (mais antigo clube de vela do Rio Grande do Sul).

Mesmo trabalhando em uma equipe enxuta, realizar uma atividade fora do ambiente de trabalho contribui muito para alinhar as arestas e unir ainda mais o grupo. Escolhemos participar da regata por entendermos – como time – que queremos nos desafiar no segundo semestre.  Apesar do resultado não tão bom na regata, conseguimos realizar diversas atividades dentro do barco agregaram muito para o time: construção da estratégia de velejada, colaboração e interdependência das funções, além de praticarmos o feedback instantâneo. Todos estes pontos foram desenvolvidos em uma atividade pós-regata onde analisamos nosso rendimento como equipe dentro da realidade da competição

2ª Etapa – PrimeSail 2022, onde queremos estar?

Durante a primeira etapa, notamos que não poderíamos desenvolver um planejamento para o segundo semestre sem termos uma visão clara de “para onde estamos indo”. Em outro encontro no Clube Veleiros do Sul, começamos uma discussão de objetivos que gostaríamos de alcançar em 2022.

Foi uma sessão de brainstorming longa, cerca de 3h de duração, para levantarmos metas alcançáveis e que todos se sintam motivados de ir em busca.

3ª Etapa – Exposição de resultados

Após duas semanas, realizamos mais um encontro. Desta vez, dentro das dependências do nosso escritório.

O objetivo desta reunião foi a exposição dos resultados de cada um dos setores. Foi um momento expositivo de cada setor, onde abordamos os erros e acertos em cada uma das iniciativas realizadas no primeiro semestre que geraram insumos para a construção do planejamento do segundo semestre.

4ª Etapa – Desenvolvimento do plano

Ao final de todo este processo desenvolvemos o plano do semestre. Todos estavam cientes das iniciativas que deram certo, das que deram errado, de qual o destino da empresa, onde queremos chegar e precisávamos apenas criar as estratégias para chegar lá. Este processo que veio ao natural, restando apenas a cruzarmos as ações que envolviam mais de um setor.

Aprendizados

Não se se falo por todos da empresa, mas planejamentos semestrais sempre foram um desafio grande nas empresas em que passei. Na PrimeSail, utilizamos muito as lições do mundo náutico e o mindset dos navegadores como ferramenta para alinharmos nossas expectativas com cada reunião proposta.

Precisamos ser mais colaborativos ou protagonistas? Precisamos focar no desafio ou podemos relaxar um pouco? Devemos ser mais operacionais ou mais estratégicos? Estas foram escolhas que tomamos ao longo de todo este processo e que permearam todos os encontros de time. Começamos saindo do desafio para um momento de proveito com a regata. Passamos por um momento de brainstorm onde precisávamos ser praticamente 100% estratégicos e cooperativos. Fomos protagonistas e, ao final, focamos no processo para transformar todas as ideias, dados e iniciativas em um plano concreto.

De |2019-07-11T12:08:51+00:00julho 11th, 2017|Categorias: Case Interno|Tags: , , |0 Comentários

Deixe um Comentário