fbpx

Segurança Psicológica: a base da alta performance

/, Liderança/Segurança Psicológica: a base da alta performance

Segurança Psicológica: a base da alta performance

No seu time, as pessoas têm capacidade de tomar riscos interpessoais ou se expressar livremente sem julgamentos? Esses são alguns dos comportamentos que definem a presença (ou falta) da segurança psicológica nas equipes. O termo vem sido amplamente debatido pelas empresas e já foi até objetivo de estudos do Google em busca dos principais atributos de alta performance das melhores equipes. 

Nesse momento, você pode estar se questionando: quais são os benefícios de se investir em segurança psicológica nas equipes? E mais: em um momento de incertezas, como as lideranças podem criar e incentivar um ambiente de segurança psicológica para as equipes? Confira neste artigo as respostas!

 

Porque investir em Segurança Psicológica

Quais as características dos integrantes de um time perfeito e de alto rendimento nas empresas? Esse foi o questionamento principal do Projeto Aristóteles (2015), desenvolvido pelo Google, que buscou a resposta por meio de uma longa pesquisa, com mais de dois anos de duração e 180 equipes envolvidas.  Para surpresa dos pesquisadores, o time perfeito não tinha relação direta com QI, período na empresa ou experiência. As equipes com melhor desempenho apresentavam, justamente, a segurança psicológica como elemento em comum.

O que isso quer dizer? Investir em diferentes experiências, conhecimentos e diplomas é importante, mas a presença da segurança psicológica é vital para que os times tenham uma alta performance. Considere a segurança psicológica um grande potencializador de tudo isso, para que os membros possam falar o que desejam sem medo de serem punidos ou julgados.

Além da ampliação de performance desejada para o time, investir em um ambiente psicologicamente seguro aumenta os índices de inovação, desbloqueia os benefícios da diversidade e aumenta a capacidade de adaptação frente às mudanças. Todos esses aspectos são fundamentais, ainda mais em tempos de incerteza como estamos vivendo.

Por falar em incertezas, é justamente neste momento que a segurança psicológica se faz mais do que nunca essencial. Percebe-se que as lideranças estão sendo cada vez mais cobradas para manter os resultados em alta, além de inovar. Em um ambiente em que a segurança psicológica não é fomentada pelos líderes, temos como resposta um time ansioso, sem respostas e, como reflexo desse comportamento, um rendimento não maximizado. Fomentar a segurança psicológica faz parte, justamente, para lidar com as incertezas que esse ano trouxe.

 

Ampliando a cultura no ambiente digital

Promover um ambiente de segurança psicológica é mais fácil na teoria do que na prática. No cenário atual, em que as equipes estão trabalhando de forma híbrida ou totalmente remota, ficou ainda mais desafiador. Construir relacionamentos interpessoais fortes, sem espaços físicos, é o grande objetivo da vez. Tendo em vista esse desafio, indicamos três ideias para ampliar a segurança psicológica na era remota. 

1 ) Assuma o papel de líder facilitador 

Dê a cada pessoa do time o mesmo tempo de fala, evitando assim que alguns controlem a conversa. A figura do facilitador protege os introvertidos dos extrovertidos, mantendo as vozes altas e dominantes por último (inclusive a sua). Em uma situação em que todos se expressam, uma alternativa é fazer o membro com a palavra escolher quem vai se manifestar em seguida até que todos falem. A técnica torna as pessoas mais atentas sobre quem participou ou não de uma atividade.

2) Compreenda o silêncio

Em reuniões de time normalmente somos brindados com dois tipos de silêncio: o reflexivo ou o desengajado. O primeiro é quando alguém opta por ficar em silêncio para prestar atenção, pensar antes de falar ou esperar um momento seguro para expressar seus pensamentos. O último é quando as pessoas não falam porque estão com muito medo ou pararam de se importar. Distinguir os dois pode ser desafiador, mas seja paciente! Se alguém parou de falar, não complete as frases nem force a barra. Não interrompa as pessoas quando elas estão pensando. Evite a vontade de entrar em uma conversa apenas para preencher o espaço. 

3) Crie um código de conduta para as reuniões

É importante que no início de alguma reunião haja o espaço para que o time crie regras claras que definem o que será desejado e o que não será tolerado. Esclareça as mentalidades e comportamentos desejados, incluindo respeito, confidencialidade e outros tópicos. 

Dosagem certa?

Muitas lideranças podem se questionar se existe uma dosagem certa do quanto se expressar/deixar o grupo opinar. Contudo, se a segurança psicológica é justamente poder se expressar sem ter medo de uma interpretação errada, o fato de ter a dúvida já indica que o ambiente não tem um bom nível de segurança psicológica.

É necessário desmistificar o conflito de ideias e entender que o atributo é necessário para o crescimento de um time e de uma organização como um todo. Ter e fomentar um ambiente psicologicamente seguro não elimina o desconforto que essas opiniões e situações podem trazer, mas líderes precisam aprender a lidar com isso e transformar justamente essas expressões em algo produtivo para si e para as equipes. Criticar uma ideia, discordar do colega ou questionar uma pessoa de nível hierárquico superior nunca é confortável, mas é fundamental para quem quer atingir a alta performance e inovação. 

 

 

Como abordamos até aqui, promover a segurança psicológica não é uma tarefa fácil e também não é uma fórmula exata. Para ajudar a mensurar e identificar problemas nos seus times, desenvolvemos uma ferramenta que chamamos de Índice de Segurança Psicológica (ISP). Um quiz rápido e de fácil aplicação que mensura pontos críticos relacionados ao ambiente e ajuda o líder ou gestor de Recursos Humanos a quantificar esse fator que, para muitos, é visto como subjetivo ou de alta complexidade.  Faça o teste agora gratuitamente, clique aqui!

De |2021-04-29T11:48:07+00:00abril 29th, 2021|Categorias: Conteúdos, Liderança|Tags: |0 Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.