fbpx

Treinamento experiencial: principais dúvidas sobre a velejada

Um dos principais objetivos do treinamento experiencial da PrimeSail é gerar percepções sobre comportamento e performance que se refletem no dia a dia das empresas. A partir da velejada, conseguimos extrair, entre líderes e equipes, importantes conceitos. Entre eles, como os participantes funcionam em relação a temas como trabalho em equipe, tomada de decisão e reação à adversidades.

A partir dessas reflexões e extrações, orientamos ações práticas. Todas elas visando uma melhor performance e desenvolvimento para os times e indivíduos.

Podemos resumir uma velejada da seguinte maneira: pessoas com perfis diferentes, funções a bordo diferentes, trabalhando em torno de um objetivo compartilhado. Ainda, os participantes atuam em um cenário em que as variáveis envolvidas têm baixa previsibilidade e não podem ser controladas pela tripulação. Ou seja, é uma experiência que exige as mesmas formas de funcionar e atitudes que o dia a dia de qualquer empresa.

Diferentemente de outros treinamentos, a velejada é uma experiência real. Não precisamos forjar nenhum tipo de situação para que ela seja relevante como ferramenta para o processo de aprendizagem. Além disso, ela tem um alto nível de complexidade. Permitindo, assim, que venham à tona os pontos mais latentes do trabalho em equipe e liderança naturalmente.

:: Quer desenvolver seus times e líderes com um treinamento experiencial de velejada? Clique aqui

Ainda que o treinamento experiencial de velejada tenha objetivos claros, é natural que surjam várias dúvidas sobre seu funcionamento. Por isso, selecionamos as mais comuns para ajudar você e sua equipe a se prepararem e aproveitarem ainda mais a experiência a bordo dos nossos barcos a vela.

Como funciona o treinamento experiencial da PrimeSail?

A velejada é conduzida pelos próprios participantes. O objetivo é que eles vivenciem situações de trabalho em equipe e liderança análogas ao seu dia a dia corporativo. Tais como, planejamento, tomadas de decisão, comunicação e alinhamento, espírito colaborativo, superação de desafios, capacidade de adaptação, entre diversas outras. Os participantes são sempre acompanhados por um skipper, um velejador profissional que faz a supervisão técnica e de segurança, permitindo que os participantes atuem com o suporte, tranquilidade e orientações necessárias.

Ele é seguro?

A velejada é totalmente segura e planejada para que qualquer pessoa possa participar. Já recebemos inúmeros idosos, pessoas com deficiência e gestantes, sem qualquer problema. A atividade é realizada em veleiros amplos e robustos, equipados para navegadas muito mais desafiadoras dos que as realizadas em nossos treinamentos. Como, por exemplo, a Refeno, regata entre Recife e Fernando de Noronha.

Todas embarcações seguem as normas de segurança da Marinha do Brasil, e são constantemente vistoriadas e conduzidas sempre por velejadores profissionais. Nossa equipe conta com profissionais que já atravessaram oceanos, atletas olímpicos e campeões mundiais de Vela.

O treinamento a bordo do barco a vela exige fisicamente dos participantes?

Velejar em veleiros como os que utilizamos em nossas atividades não exige esforço físico dos participantes. Da mesma forma, agilidade, força ou resistência não são exigidos. Os barcos possuem equipamentos projetados para reduzir ao máximo qualquer esforço físico e são extremamente estáveis. Também existem funções a bordo que não exigem qualquer ação física, podendo ser limitadas à participação por reflexão e conversa com o grupo.

A experiência de velejada do treinamento pode causar enjoo?

Não. Os veleiros que utilizamos são barcos de extrema estabilidade. Além disso, navegamos sempre em locais e condições de pouca ou nenhuma ondulação. Evitando, assim, o movimento pendular que causa o enjoo. Outro fator que contribui para que essa não seja uma preocupação é que as pessoas estão sempre ativas e com referência do horizonte, ao contrário de passeios de escuna, por exemplo, em que os enjoos são mais comuns.

É necessária alguma preparação prévia para participar do treinamento?

Absolutamente nenhuma preparação prévia é necessária. Enviamos apenas algumas orientações simples aos participantes, como o que levar e que roupas vestir para que fiquem mais confortáveis.

Há risco de os participantes se molharem durante o treinamento experiencial?

As pessoas só se molham em caso de chuva – situação para a qual sempre possuímos capas de chuva para todos. Pelo tamanho e robustez dos veleiros e pelas características dos locais onde realizamos as navegadas, as pessoas não se molham. Seja com ondas ou respingos vindos do mar ou lago em questão.

Qual a influência das condições climáticas no treinamento?

As condições climáticas são elementos que não controlamos, mas aos quais estamos sempre sujeitos em uma velejada. Essa é, inclusive, uma premissa dos nossos treinamentos. Condições externas, como chuva fraca, vento fraco ou forte, dias de calor ou frio, são elementos que fazem parte da experiência. Eles são, inclusive, importantes a fim de fornecer insights sobre lidar com diferentes situações ou adversidades. Conceitos que são presentes também no dia a dia corporativo. Contudo, jamais colocamos os participantes em situações desconfortáveis ou que não estejam dispostos.

As únicas condições que têm uma influência a ponto de afetar a realização do treinamento, são aquelas que poderiam colocar em questão a segurança. Este caso só se refere a temporais ou neblina pesada que impeça a visibilidade. Nesses casos, é possível uma alteração de data ou mesmo de horário da experiência dentro do próprio cronograma da atividade prevista. Essas situações são bastante raras e acontecem em menos de 1% dos casos.

Onde são realizados?

Temos operações nas cidades de São Paulo, Guarujá, Ilhabela, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Os endereços específicos onde os treinamentos são realizados em cada cidade podem ser conferidos na nossa página de contato.

Qual o tempo de duração?

A velejada dura entre 1h30 e 3h, dependendo da atividade.

Como é o espaço em que o treinamento experiencial é realizado?

Todas operações da PrimeSail incluem, além de toda estrutura para a velejada, também a estrutura de sala de aula para as etapas de abertura, processamento, conteúdos e aplicação do treinamento. Em todas elas, as salas possuem cadeiras, mesas e estrutura de projeção audiovisual adequadas a cada atividade.

:: Dúvidas sanadas, agora só resta aproveitar ao máximo essa experiência de alto impacto para desenvolvimento de times e líderes. Para promover um treinamento experiencial de velejada para sua equipe, basta clicar aqui.

De |2019-10-24T18:47:59+00:00outubro 24th, 2019|Categorias: Conteúdos, Treinamento experiencial|Tags: , |0 Comentários

Deixe um Comentário