Formar times de alta performance é um desafio constante para as lideranças. O desenvolvimento das equipes é um processo complexo e gradual, além de ter estágios com características bem definidas. O modelo de Tuckman, criado para entender o processo de formação de grupos, identificou cinco etapas nesse desenvolvimento. Leia agora sobre o estudo, descubra o estágio de maturidade do seu time e o comportamento esperado do líder.
O modelo de Tuckman foi desenvolvido em 1965 e revisado em 1977. Apesar da criação ter sido há bastante tempo, e muitos autores terem feito revisões do seu trabalho, as descrições de cada etapa identificada por Tuckman podem ser uma estrutura útil para olhar para a própria equipe. No entanto, é necessário cuidados nessa avaliação.
Apesar de oferecer um espectro útil sobre como um time se desenvolve, o modelo de Tuckman – e muitos outros modelos – acaba sendo linear demais. Ele mostra um caminho “mais limpo” do que a vida real nos apresenta. Formar um time de alta performance é um trabalho recheado de sutilezas que no período de incerteza em que vivemos (Mundo V.U.C.A., Mundo Bani) se torna bastante dinâmico.
Além disso, o estudo é fundamental para reconhecer os padrões de comportamento de uma equipe, mas tem um ponto importante: o número de pessoas que formam o modelo de Tuckman é indicado para grupos de 10 a 25 pessoas. Quando o número de colaboradores é menor, pode durar pouco tempo ou não ter um líder, já com grupos com mais de 25 pessoas, acaba sendo complexo demais.
Estágios de desenvolvimento conforme o Modelo de Tuckman
Confira abaixo os cinco estágios de desenvolvimento de uma equipe, adaptados pelo nosso time, e identifique o devido comportamento da liderança para cada um deles. Além disso, lembre-se que as etapas do modelo de Tuckman não são estritamente lineares. Alguns grupos simplesmente ignoram um estágio e outros oscilam entre as etapas.
-
Formação
Inseguros, os liderados buscam a liderança para orientação sobre papéis e performance, são ansiosos e existe pouca coesão. Nesta etapa, as lideranças devem guiar, fazer como exemplo, girar ciclos curtos de feedback e clareza nas expectativas.
-
Conflito
O grupo entra em conflito, existe uma “disputa” de poder entre os membros. Também falta alinhamento e uma dificuldade de cooperação. Portanto, o líder do time é responsável por acalmar os ânimos, normalizar os assuntos para não terem traumas, incentivar lideranças naturais e ser um “coach” de habilidades e tarefas.
-
Normalização
Inicia-se o processo de formação do time, os papéis e dinâmicas ficam mais claros e o consenso começa a aparecer. Então, espera-se da liderança facilitar o processo para atingimento dos resultados provendo oportunidades de aprendizado e reconhecimento dos esforços. Com isso, é necessário delegar algumas tarefas.
-
Performance
Alto senso de propósito e coesão, o foco passa a ser a performance e o resultado. Finalmente dão significado a palavra time. Nesse estágio, o líder já interfere pouco, dando autonomia aos membros da equipe para identificar problemas e tomar decisões coletivas. Também oferece espaço para troca de aprendizados e faz celebrações.
-
Transição
Alto grau de independência e performance da equipe. Mas também de acomodação, a necessidade de reconhecimento aumenta e existe uma dificuldade em aceitar novidades. Por isso, o líder tem como papel reconhecer e celebrar indivíduos. Ele também proporciona espaço para auto avaliações do time, explora expertises. Além disso, mantém a moral alta evitando o tédio e queda de rendimento de atenção.
Agora que você já leu sobre o Modelo de Tuckman, confira mais informações sobre como formar e fortalecer times em 2021 acessando o nosso artigo. Clique aqui.